5 dicas para uma carreira sólida como programador(a)

Carreira 29 de Jun de 2020

Vamos falar sobre a Jornada do Dev, algumas dicas de como se destacar no mercado, na comunidade, como conseguir vagas de emprego  e levar sua carreira para o próximo nível.

1. Tenha um blog, crie conteúdo e/ou documente seus desafios 📝

Mesmo com a disseminação de conteúdos no Youtube, o bom e velho Blog não morreu. Para qualquer dev, o blog ajuda porque pode copiar e colar algum trecho de código e ver também uma solução mais rápida e objetiva.

Existem diversas plataformas de criação de blogs disponíveis na Internet. E ainda você pode criar o seu próprio utilizando sua linguagem de programação preferida.

Blog é um excelente meio para documentar a sua jornada como dev. Ele pode te ajudar com algum problema que você resolveu e documentou, e ainda ajudar outros que estiverem com a mesma dificuldade, basta buscar no Google e encontrar o seu relato.

Isso vai te dar visibilidade e autoridade no assunto. Você vai aparecer de forma positiva como alguém que entende do assunto e como alguém com empatia e disposta em ajudar as pessoas na área de educação.

Ao escrever você fixa muito mais o conteúdo e, ao repassar isso, você aprende ensinando. Isso é um dos princípios de nossa metodologia.

Com o script do blog você pode aproveitar para criar vídeos no Youtube. 😃

2. Contribuição em projetos open source 👩‍💻

Se você estiver começando, pode ajudar a corrigir um erro no README de algum projeto, ajudar na tradução para português de alguma biblioteca, ou ajudar a documentar, mesmo que seja em inglês — tem muito trabalho e isso é muito válido.

Nós temos uma biblioteca open source chamada Unform que você pode contribuir. Tem muitos commits de várias pessoas que não são core committer da lib.

Se quiser saber mais de como fazer contribuição, o Diego dá algumas dicas aqui nesse vídeo.

Nesse link tem um README bem legal para se inspirar, e você pode procurar outros no Github.

Quando sentir mais confiança, pode partir para projetos mais simples e ler o código. Você também pode pegar alguma biblioteca que faz parte do ecossistema de um framework maior, por exemplo: React é bem grande, mas imagina trabalhar em uma biblioteca como react-select, react-toastify ou unform.

Outra dica é usar a lib de Mapas do React Native por exemplo, observar alguns pontos de melhorias, anotar e tentar ir trabalhando nisso.

Escrever testes para bibliotecas ou outros tipos de projetos também é uma maneira bem legal de contribuir.

Você pode criar seu próprio projeto e chamar outros devs para colaborar também.

3. Participar de meetups e eventos 🙋‍♂️ 👨‍🏫

Você pode começar participando como ouvinte, ou na organização do evento ajudando com o que for preciso, e pode palestrar também. 😃

Você pode criar um meetup online e ensinar algo para um grupo pequeno de pessoas para você ir ganhando confiança.

Você não precisa ser alguém tão experiente para falar, você pode compartilhar o que você sabe e já está válido demais. O que importa é a troca, é compartilhar o conhecimento.

Ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar. Blaise Pascal.
Evento RSXP 2019 - https://rocketseat.com.br/experience

4. Participe de comunidades 🧑‍💻👨‍💻👩‍💻

Existem muitas comunidades presenciais e online. Além das comunidades nos grupos de Facebook, temos no Slack, Discord, Telegram, Whatsapp.

Engaja-se em uma comunidade, ajude tirando dúvidas, participando, compartilhando conteúdo, chamando a galera para o meetup ou projetos de mentoria. São várias iniciativas que podem acontecer nas comunidades.

É muito bom ajudar alguém tirando dúvidas e receber reconhecimento por isso através de um feedback.

Geralmente existem canais onde as pessoas postam #oportunidades e #vagas para suas empresas.

5. Faça networking e participe em eventos de tecnologia 🤝🚀

Essa dica está relacionada a eventos, meetups e participação de comunidades. São nesses lugares que você vai encontrar pessoas como você, e são elas que podem te ajudar a chegar em um próximo nível. Fica muito mais fácil conseguir um job, por causa do QI (Quem Indica), se você vai em um evento e conhece outros devs você vai ser notado, visto, e com certeza alguma indicação  vai surgir daí, e é sempre bom ter contatos e feedbacks.

O que é mais importante nos eventos — mais que a palestra, hackathon e o lanche no final — são as pessoas! É essencial fazer networking.

Conhecer e se dar bem com pessoas abrem portas!

E ai curtiu 💜 esse post? Como está seu networking? Você já participa de alguma comunidade, já está no nosso servidor do Discord? Tem um blog? Se sim, coloca o link ai nos comentários, vamos nos conectar. 🚀 🤝

Se liga também nas dicas do Diego Fernandes, onde ele dá a sua opinião sobre carreira:

Créditos da imagem: Designed by pch.vector / Freepik

Marcadores

Thiago Marinho

Dev Apaixonado por Tecnologia & Educação! Evolua rápido como a tecnologia, aprendizado é contínuo e sempre haverá um próximo nível. Boost Yourself! 🚀