Analista e estratégico: o perfil dev no mundo das IAs

*Texto de Ana Silveira
Desenvolvedora e instrutora na Rocketseat

O Google anunciou recentemente seu Projeto IDX, um ambiente de desenvolvimento de software alimentado por inteligência artifical, capaz de transformar texto em linhas de código. O projeto, que ainda não tem data de lançamento, conta com uma lista de espera no site oficial (idx.dev).

"Gastamos muito tempo escrevendo código, e avanços recentes em IA criaram grandes oportunidades para tornar esse tempo mais produtivo. Com o Project IDX, estamos explorando como as inovações do Google em IA [...] podem ajudar você não apenas a escrever código rapidamente, mas também a escrever programas de alta qualidade", diz o Google.

Se você está estudando programação, provavelmente passa horas brigando com bugs e refletindo sobre suas decisões de código. Mas, e se no futuro isso não for o mais importante?

Rocketseat | Assinatura única pra evoluir em programação
Tudo que você precisa para aprender, se especializar e evoluir em programação em um só lugar, com um único investimento, fazendo uma única assinatura.

Considerando essa problematização (afinal, o projeto do Google ainda não tem data de lançamento previsto), é possível que esse perfil profissional mude?

Neste novo cenário, algumas habilidades ganham cada vez mais destaque para o perfil de uma pessoa programadora. Aqui estão algumas delas:

Conhecimento técnico: capacidade de definir tecnologias, interpretar e analisar código gerado por IA

Cada vez mais será necessário um conhecimento profundo de linguagens, arquitetura e fluxos da informação, aliado à mentalidade de atualização contínua. Assim, a pessoa que desenvolve com IA  tem a capacidade técnica de validar resultados e definir escopos que performam melhor e são escaláveis, consumindo menos recursos.

Mentalidade de negócio: conhecer bem o cliente, o produto e o público

A pessoa que programa com IA deverá entender muito bem dos objetivos e definições do projeto que está envolvida e, principalmente, do perfil de quem usará aquele produto. Esse conhecimento é importante para simular ambientes e prever erros, além de criar bons inputs para a ferramenta.

Capacidade analítica: arquitetura de informação, observabilidade e documentação

Com menos tempo codando, a pessoa especialista em programação com IA deverá garantir a qualidade e agilidade da entrega, segurança e escalabilidade. A pessoa precisa ser capaz de planejar a arquitetura do código e o que se espera que ele faça, analisar e testar o resultado. Identificar falhas ou vulnerabilidades e melhorar inputs será o grande trunfo dessa profissional.

Comunicação: interpessoal e escrita, storytelling e inputs corretos

A pessoa que programa com IA deverá conseguir transmitir com clareza o escopo do que precisa que seja feito. Ela deverá conseguir fazer o processo de planejar o comportamento do código, definir inputs e outputs ideais, informar isso corretamente, ler o resultado e corrigir (um ciclo de melhoria contínua). Esse processo depende de uma comunicação clara e horizontalizada.

Conhecer profundamente a linguagem que você trabalha é importante e, no mundo das IAs generativas, conhecer arquitetura de informação e ter uma comunicação clara será tão importante quanto. Aposte nisso e tire o melhor proveito dessas ferramentas.

Rocketseat | Assinatura única pra evoluir em programação
Tudo que você precisa para aprender, se especializar e evoluir em programação em um só lugar, com um único investimento, fazendo uma única assinatura.

Tudo que você precisa para se tornar um(a) dev de destaque, com a base sólida que o mercado busca, está no Rocketseat ONE, a plataforma de aprendizado contínuo que te leva do zero à especialização em programação. Clique na imagem abaixo e conheça mais: