Decision making: boas decisões em programação

ColunaCEO 2 de Out de 2023

Todos os dias nós encaramos escolhas, das mais simples até aquelas que podem mudar todo o nosso futuro. E, independente da dificuldade de cada uma delas, não temos como fugir das tomadas de decisão.

Existem muitos estudos e formas de analisar como as pessoas encaram esse processo de decision making em um mundo cada vez mais diverso.

A escolha de migrar para o mercado de tecnologia, quase 10 anos atrás, foi uma das mais importantes decisões da minha vida. Sem questionar minha intuição, mesmo que não faltasse argumentos para confirmá-la, a decisão estava tomada.

Depois dela, muitas outras precisavam acontecer até eu conquistar minha primeira oportunidade.

Naquele momento, totalmente nova nesse universo e uma mãe de primeira viagem, com novas responsabilidades e sem ajuda para reconhecer as milhares de possibilidades que existiam, precisei me amparar em uma coisa mais segura: a razão.

Como dar os primeiros passos na programação? Por onde começar a estudar?

E uma das perguntas mais importantes, essencial para essa jornada: quais linguagens de programação me trariam as oportunidades que eu buscava (e precisava encontrar)?

Aos poucos fui encontrando as respostas, aceitando os desafios que estavam pela frente e me preparando para conquistar meu espaço nesse mercado, mesmo sem saber o que iria encontrar no caminho ou quão longe eu poderia chegar.

Acredito que muitos de vocês passaram por essas mesmas perguntas em suas próprias jornadas, seja pela intuição ou pela razão.

Por um tempo, nós tínhamos uma resposta definitiva para cada uma dessas perguntas. Um caminho exato que guiaria cada pessoa que se encontrasse nessa mesma situação, prestes a se tornar um novo profissional de programação no mercado.

Nesse sentido, posso ver a Rocketseat como uma voz de razão, guiando seu processo de decision making, com as respostas certas e um norte para direcionar a sua jornada como dev. Reconhecendo as demandas do mercado e preparando profissionais capacitados para encarar os desafios reais dessa profissão.

Já estivemos um passo à frente, ensinando tecnologias novas e conquistando o olhar do mercado para essa oportunidade. Tudo isso afirmando nosso espaço e nosso papel como especialistas quando o assunto é educação em programação.  

Garanto que nós levamos esse legado a sério. Tão sério que hoje eu estou aqui pra contar sobre a nossa decisão de aumentar uma das nossas principais respostas.

E não teria jeito melhor de anunciar essa novidade do que convidando você para fazer o que um dev mais gosta: codar. Dessa vez em uma nova linguagem.

Chegou a hora de dar as boas-vindas ao Java no universo da Rocketseat.

Aproveite a oportunidade para decidir os próximos passos da sua jornada junto com a Rocketseat. E ela pode incluir Java.

Marcadores