Electron - construindo aplicações desktop com JavaScript

Electron 2 de Ago de 2020

O ecossistema do JavaScript tem se demonstrado muito versátil ao longo dos anos, com grande inovações, uma delas é a possibilidade de construir aplicativos Desktop utilizando apenas Node.js, HTML, CSS e claro JavaScript.

NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

⚛️ O que é?

Electron é um shell multiplataforma — uma interface do usuário para acessar serviços do sistema operacional tanto via linha de comando (CLI) e interface gráfica (GUI).

Com Electron podemos desenvolver aplicações desktop usando HTML, CSS e Javascript – As famosas tecnologias da Web. Possui integração com Node.js, podemos usá-lo para construir não apenas as telas mas toda a lógica de um BackEnd que acessa recursos do sistema operacional — diretórios locais, banco de dados de maneira mais simples.

É multiplataforma — podemos instalar a aplicação no Windows, Linux e MacOS.

📖 História

Electron foi criado por Cheng Zhao, e lançado em 11 de abril de 2013 com o nome Atom Shell. Logo em 6 de maio de 2014 o editor de códigos Atom do GitHub se tornou open source sob a licença MIT. Em 2015 o Atom Shell foi renomeado para Electron, e com passar do tempo foi se popularizando e em apenas dois anos conseguiram criar e disponibilizar as atualizações automáticas dos aplicativos, instaladores Windows, envio de logs de erros dos aplicativos, notificações no desktop, entre outras funcionalidades. Em 2016 a Windows Store já começou aceitar aplicativos Electron em sua loja.

No blog do Electron tem outras informações e curiosidades.

⏳ Aplicativos desktop em 2020?

Sim. São vários cases de sucesso e necessidades que possuímos — como programadores usamos o editor de código VsCode que foi feito com Electron, o próprio Atom o primeiro app feito com Electron.

Foi construído também com o Slack, Figma, Twitch, Whatsapp desktop, entre outros apps que você pode encontrar nesse site: https://www.electronjs.org/apps

🏛️ Arquitetura

Electron vem com navegador Chromium, um projeto open source de onde surgiu o Google Chrome. Toda a parte visual, janelas, etc são renderizadas nessa camada e o BackEnd executado em Node.js. Ambos tem acesso um ao outro via RPC (Remote Procedure Call).

NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

Dois conceitos importantes em volta da tecnologia: processo principal (main process) e o processo de renderização (renderer process)

O arquivo que é definido na propriedade main do package.json é chamado de processo principal. Ele é único em toda a aplicação, responsável por criar a(s) janela(s) da aplicação através de instâncias de BrowserWindow.

Electron usa o Chromium para renderizar as páginas web, a arquitetura de multiprocesso do dessa ferramenta é utilizada também, cada página web (janela desktop do Electron) executa o seu próprio processo, que é chamado de processo de renderização.

Resumumindo, temos o Node.js no processo principal usando a biblioteca Electron que faz chamadas nativas no sistema operacional. E a API do Electron executando as janelas da aplicação com HTML, CSS, JavaScript e seus assets do por baixo dos panos com Chromium.

As janelas (FrontEnd) não podem invocar os recursos nativos para não quebrar a segurança da aplicação, porém a comunicação entre ambos processos — principal e renderização, é feita através de um conceito de comunicação entre processos (IPC) usando o método RPC (Chamada de Procedimentos Remotos). Para isso temos as APIs ipcRender e ipcMain.

Esse é um assunto avançado, podemos criar um post só para isso. Esse conhecimento é necessário quando formos acessar um banco de dados e outros recursos do sistema operacional com requisições feitas a partir das janelas da aplicação (renderer process).

Representação do envio de mensagens entre processos

📁 Estrutura do Projeto

Aplicação em Electron, é essencialmente uma aplicação em Node.js, precisa de:

  • package.json - Aponta para o arquivo principal do app e lista as suas dependências.
  • main.js - Inicia o app e cria uma janela do navegador para renderizar HTML. Este é o processo principal do app (main process.).
  • index.html - Uma página da web que é renderizada. Este é o processo de renderização do app (renderer process).

👋 Criando o primeiro projeto

Pré-requisitos: Conhecimento básico em HTML, CSS, JavaScript e Node.js.

Para configurar o ambiente em seu sistema operacional basta seguir a documentação que já está em português.

Vamos criar esse App:

Aqui está o código fonte se precisar consultar durante o passo a passo.

NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

Iniciando o projeto

Crie uma pasta para fazer seu projeto e inicialize-o em Node.js:

mkdir hi-electron && npm init -y

Abra a pasta hi-electron no seu editor de código. Se estiver usando o VSCode: code .

Instale a dependência do electron:

npm install --save-dev electron

Após a instalação, vai ser criada a pasta node_modules na raiz do projeto.

No package.json vai ter uma propriedade "main" você pode alterar de index.js para main.js esse é o arquivo principal do projeto que vamos criar em seguida. E na propriedade scripts altera o test para start e coloca electron main.js para o Electron executar o arquivo main.js.

{
  "name": "hi-electron",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Meu primeiro app em Electron",
  "main": "main.js",
  "scripts": {
    "start": "electron main.js"
  },
  "keywords": [],
  "author": "",
  "license": "MIT",
  "devDependencies": {
    "electron": "^9.1.2"
  }
}

O arquivo main.js vai conter o código responsável por criar janelas e manipular todos os eventos do sistema operacional.

Vamos criar um arquivo main.js e index.html na raiz do projeto usando o terminal se preferir:

touch main.js index.html

🔃 Adicionando o Live Reload

Vamos adicionar uma lib para fazer live reload da aplicação a cada alteração de código que fizermos, isso ajuda bastante no desenvolvimento.

Sem ela teríamos que parar o processo do node e executar novamente a cada vírgula que altermos no código.

npm install electron-reload

Logo iremos ver o código main.js que irá configurar a aplicação e usar essa lib que acabamos de instalar.

Adicionando um ícone no app

Crie a pasta build e adicione a imagem icon.png  que você pode baixar aqui.

O arquivo main.js

Basicamente esse é o primeiro código do app com Electron e deixei comentado cada trecho para você entender. Esse é o arquivo de entrada que será executado quando rodarmos o comando npm start.

Copie e cole esse código no arquivo main.js que criamos e dê uma lida nos comentários:

const { app, BrowserWindow, nativeImage } = require("electron");

// Habilita o live reload no Electron e no FrontEnd da aplicação com a lib electron-reload
// Assim que alguma alteração no código é feita
require("electron-reload")(__dirname, {
  // Note that the path to electron may vary according to the main file
  electron: require(`${__dirname}/node_modules/electron`),
});

// Função que cria uma janela desktop
function createWindow() {
  // Adicionando um ícone na barra de tarefas/dock
  const icon = nativeImage.createFromPath(`${app.getAppPath()}/build/icon.png`);

  if (app.dock) {
    app.dock.setIcon(icon);
  }

  // Cria uma janela de desktop
  const win = new BrowserWindow({
    icon,
    width: 800,
    height: 600,
    webPreferences: {
      // habilita a integração do Node.js no FrontEnd
      nodeIntegration: true,
    },
  });

  // carrega a janela com o conteúdo dentro de index.html
  win.loadFile("index.html");

  // Abre o console do navegador (DevTools),
  // manter apenas quando estiver desenvolvendo a aplicação,
  // pode utilizar variáveis de ambiente do node para executar esse código apenas quando estiver em modo DEV
  // win.webContents.openDevTools();
}

// Método vai ser chamado assim que o Electron finalizar sua inicialização
// e estiver pronto para abrir e manipular o nosso código.
// Algumas APIs podem ser usadas somente depois que este evento ocorre.
app.whenReady().then(createWindow);

// Quando clicarmos no botão de fechar a janela no app desktop
// O evento vai ser ouvido aqui no arquivo main.js e algum procedimento pode ser realizado
// tipo fechar alguma conexão de banco de dados por exemplo.
app.on("window-all-closed", () => {
  // No MacOS quando fecha uma janela, na verdade ela é "minimizada"
  // e o processo executa em segundo-plano tipo um app do celular
  // Para fechar e encerrar o app tem que teclar Cmd+Q ou no dock (barra de tarefas)
  // clicar com botão direito e encerrar o app
  if (process.platform !== "darwin") {
    app.quit();
  }
});

app.on("activate", () => {
  // Esse evento é disparado pelo MacOS quando clica no ícone do aplicativo no Dock.
  // Basicamente cria a janela se não foi criada.
  if (BrowserWindow.getAllWindows().length === 0) {
    createWindow();
  }
});

// Abaixo você pode colocar seus códigos específicos do BackEnd que precisam executar no processo principal
// pode criar pastas e arquivos separados e importar aqui (boa prática).

O arquivo index.html

No arquivo index.html cole esse código abaixo, nele contém a estrutura HTML, a estilização em CSS e a lógica implementada em JavaScript para manipular o DOM.

Poderia deixar o CSS e o JavaScript separado o que é melhor ainda. Veja a branch master do projeto.

Fiz alguns comentários no código JavaScript para entender a lógica.

<html>
   <head>
      <meta charset="UTF-8">
      <title>Hello Rocketseat</title>
      <!-- <https://electronjs.org/docs/tutorial/security#csp-meta-tag> -->
      <meta http-equiv="Content-Security-Policy" content="script-src 'self' 'unsafe-inline';" />
      <!--Importo o a fonte Roboto do Google Fonts -->
			<link href="<https://fonts.googleapis.com/css2?family=Roboto&display=swap>" rel="stylesheet">
     
      <style>
          * {
            box-sizing: border-box;
          }
          body {
              margin: 0;
              min-width: 250px;
              background-color: #8257e5;
              color: #f0f0f0;
              font-family: "Roboto", sans-serif;
          }
          .intro {
              display: flex;
              flex-direction: column;
              align-items: center;
          }
          ul {
              margin: 0;
              padding: 0;
          }
          /* Style the list items */
          ul li {
              cursor: pointer;
              position: relative;
              padding: 12px 8px 12px 40px;
              list-style-type: none;
              background: transparent;
              font-size: 18px;
              transition: 0.2s;
              /* make the list items unselectable */
              -webkit-user-select: none;
              -moz-user-select: none;
              -ms-user-select: none;
              user-select: none;
          }
          /* Set all odd list items to a different color (zebra-stripes) */
          ul li:nth-child(odd) {
              /* background: #f9f9f9;
              */
          }
          /* Darker background-color on hover */
          ul li:hover {
              background: #7159c1;
          }
          /* When clicked on, add a background color and strike out text */
          ul li.checked {
              background: rgba(200, 200, 200, 0.3);
              color: #fff;
              text-decoration: line-through;
          }
          /* Add a "checked" mark when clicked on */
          ul li.checked::before {
              content: "";
              position: absolute;
              border-color: #fff;
              border-style: solid;
              border-width: 0 2px 2px 0;
              top: 10px;
              left: 16px;
              transform: rotate(45deg);
              height: 15px;
              width: 7px;
          }
          /* Style the close button */
          .close {
              position: absolute;
              right: 0;
              top: 0;
              padding: 12px 16px 12px 16px;
          }
          .close:hover {
              background-color: rgba(130, 702, 205, 0.3);
              color: white;
          }
          /* Style the header */
          .card__todo {
              margin: 5px;
              background-color: transparent;
              padding: 30px 40px;
              color: white;
              text-align: center;
          }
          /* Clear floats after the header */
          .card__todo:after {
              content: "";
              display: table;
              clear: both;
          }
          /* Style the input */
          input {
              margin: 0;
              border: none;
              border-radius: 0;
              width: 75%;
              padding: 10px;
              float: left;
              font-size: 16px;
              background-color: rgba(0, 0, 0, 0.3);
              color: #fff;
          }
          ::placeholder {
              color: #ddd;
          }
          /* Style the "Add" button */
          .btn__add {
              padding: 10px;
              width: 15%;
              background: #7159c1;
              color: #fff;
              float: left;
              text-align: center;
              font-size: 16px;
              cursor: pointer;
              transition: 0.3s;
              border-radius: 0;
          }
          .btn__add:hover {
              background-color: rgba(200, 200, 200, 0.3);
          }
      </style>
   </head>
   <body>
      <div class="intro">
         <h1>Hi Electron!</h1>
         <p>
            We are using node <script>document.write(process.versions.node)</script>,
            Chrome <script>document.write(process.versions.chrome)</script>,
            and Electron <script>document.write(process.versions.electron)</script>.
         </p>
         <h3>Meu primeiro app feito em Electron, usando só HTML, CSS e JS</h3>
      </div>
      <div class="card__todo">
         <h2>O que vou fazer hoje?</h2>
         <input type="text" onkeyup="addNewTodo(event)"  id="inputTodo" placeholder="Escreva sua atividade...">
         <span onclick="addNewTodo()" class="btn__add">ADD</span>
      </div>
      <ul id="ulTodo">
         <li class="checked">Fazer inscrição na NLW02</li>
         <li>Ler um post no blog da Rocketseat</li>
         <li class="checked">Estudar JavaScript</li>
         <li>Estudar a Doc do Electron</li>
      </ul>
      <script>
         console.log(" ---> Lendo o arquivo todos.js");
         
         // Cria os botões para excluir um item da lista de tarefas (que já foram criados no via html).
         const myNodelist = document.querySelectorAll("li");
         myNodelist.forEach((_, index) => {
           let span = document.createElement("span");
           let iconDelete = document.createTextNode("\\u00D7");
           span.className = "close";
           span.appendChild(iconDelete);
           myNodelist[index].appendChild(span);
         });
         
         // Clicando no botão para excluir a tarefa da lista
         const closesButton = document.querySelectorAll(".close");
         
         closesButton.forEach((_, index) => {
           closesButton[index].onclick = function () {
             const div = this.parentElement;
             div.style.display = "none";
           };
         });
         
         // Marca/desmarca a tarefa como feita quando clicar em algum item da lista
         const todoList = document.querySelector("ul");
         todoList.addEventListener(
           "click",
           function (e) {
             if (e.target.tagName === "LI") {
               e.target.classList.toggle("checked");
             }
           },
           false
         );
         
         // Cria uma nova tarefa na lista de tarefas quando clicar no botão ADD ou pressionar ENTER no teclado
         function addNewTodo(event) {
           if (event && event.keyCode !== 13) return;
         
           const li = document.createElement("li");
           const inputTodo = document.getElementById("inputTodo").value;
           let t = document.createTextNode(inputTodo);
           li.appendChild(t);
           if (inputTodo === "") {
             alert("Digite alguma tarefa!");
           } else {
             document.getElementById("ulTodo").appendChild(li);
           }
           document.getElementById("inputTodo").value = "";
         
           const span = document.createElement("SPAN");
           const iconDelete = document.createTextNode("\\u00D7");
           span.className = "close";
           span.appendChild(iconDelete);
           li.appendChild(span);
         
           span.onclick = function () {
             const div = this.parentElement;
             div.style.display = "none";
           };
         }
         
      </script>
   </body>
</html>

Pronto! Finalizamos o nosso app desktop.

Executando o projeto

Acesse o terminal e na raiz do projeto execute:

npm start ou electron main.js

O projeto será iniciado e você vai ter esse resultado:

Resultado Final - App Hi Electron
NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

👍 Conclusão

Gostei bastante da possibilidade de criar um aplicativo Desktop bonito e de maneira fácil, usando as tecnologias da Web, podemos utilizar Bootstrap, React, Vue.js, qualquer tecnologia que execute no navegador e facilite a experiência de construção de telas (UI).

Acredito que com HTML, CSS e JS é mais fácil e rápido implementar melhores práticas de UI/UX do que com aplicações Desktop feitas com Java, C#, Visual Basic ou Delphi. Deixe sua opinião sobre isso nos comentários.

Acho incrível a possibilidade de reaproveitar os conhecimentos da web para desenvolver apps desktop.

Tem mais assuntos avançados sobre Electron que podemos trazer em um próximo post como: acesso a banco de dados, implementação na prática da comunicação RPC com ipcRender e ipcMain.

🚀 O que o time da Rocketseat fez?

  • Com Electron, Mayk Brito implementou um screenboard que ajuda a dar suas aulas, sublinhando e circulando os textos para dar ênfase no que ele está ministrando.
  • Implementou também um navegador flutuante que permite abrir uma janela inteira porém manter uma tela flutuante sem que ela saia da tela quando clica em outra janela. Pode ver o passo a passo da implementação aqui.
  • Diego Fernandes está construindo o RocketRedis – Uma linda interface gráfica para acessar a base de dados do Redis. Pode ver a introdução sobre Electron e da ferramenta RocketRedis aqui.

Espero que tenha curtido! 💜

O aprendizado é contínuo e sempre haverá um próximo nível! 🚀

Marcadores

Thiago Marinho

Dev Apaixonado por Tecnologia & Educação! Evolua rápido como a tecnologia, aprendizado é contínuo e sempre haverá um próximo nível. Boost Yourself! 🚀