Ideias e Inspirações para Projetos: Design, Web e Mobile

ferramentas 27 de Jul de 2020

💡 Objetivo desse post é trazer recursos que vão te inspirar a criar seus próprios projetos Fullstack (backend, frontend e mobile).

Também vamos responder três perguntas que sempre fazemos quando queremos aprender ou criar algo novo:

Como ter uma ideia?  Onde encontrar ideias? Onde encontrar inspiração?

NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

Confere aí!

💡 Como ter uma ideia?

Conectando com pessoas, observando ambientes, participando de algum um projeto. Quando lançamos os nossos conteúdos gratuitos nas Semanas Omnistack, e agora Next Level Week, criamos projetos inspiradores. Muitos devs aproveitaram o conhecimento adquirido para fazer o seu próprio projeto, adaptando layout e também o código.

O Ecoleta foi primeiro projeto na #NLW, vimos no LinkedIn algumas pessoas postando uma versão do projeto para localizar Pets perdidos na rua.

Na última Semana Omnistack criamos o app Be The Hero, onde vimos devs fazendo adaptações para salvar Pets e pessoas criando suas próprias ONGs.

Com certeza devem ter surgido outras ideias 💡

Resumindo, quanto mais você se expõe para novas experiências, mais ideias vão surgir!

🔭 Onde encontrar ideias?

O repositório tem uma coleção de ideias que vão do básico ao avançado, em níveis distintos de complexidade. A vantagem é que ele tem todos os requisitos, então se você curtiu a ideia, você lê, interpreta e coda.

Nesse site você vai encontrar várias telas de aplicativos que podem te dar ideias do que implementar, você pode tentar replicar o design e criar alguns componentes baseados nas telas.

Esses repositórios no github reúnem várias ideias que podem te inspirar a criar seu aplicativo ou site. São ideias soltas sem requisitos, mas que podem ser inspiradoras dependendo do seu momento.

🤔 Onde encontrar inspiração?

Sugerimos alguns links que vão te ajudar a encontrar inspiração para fazer seu layout. Você pode tentar replicar o layout sugerido nos mockups, criando a UI das telas, e colocar esse projeto no seu Github.

Tem recursos tanto para desenvolver na Web, com HTML, CSS, React e Javascript, quanto em Mobile, com React Native ou Flutter. Se precisar fazer o backend para construir uma  API, pode usar o Node.js.

Ecommerce está em alta, estão surgindo vários no mercado, um projeto desses no portfólio pode ajudar a conseguir uma vaga nessa área. Esse site traz várias telas de e-commerces que você pode se inspirar para implementar.

Se você precisar de inspiração para criar uma página para apresentar seu novo produto ou serviço, o link acima vai te trazer muita inspiração.

Figma é uma ferramenta incrível para criar o design/layout do aplicativo para ser implementado.

Nossos alunos já conhecem o Figma, na Next Level Week também sempre mostramos o layout do projeto que vai ser desenvolvido e disponibilizamos o link para experimentarem a ferramenta na prática e ter uma experiência legal com o produto que vai ser desenvolvido.

Mobbin é ótimo porque tem uma listagem de protótipos de telas, você  pode filtrar pelas categorias que mais lhe interessa e se inspirar em vários layouts de aplicativos para diversas áreas.

NLW Expert | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

😊 Conclusão

Agora você já tem muito conteúdo e links para se inspirar! Escolha um projeto e tenta reproduzir.

Falando em inspiração, assista esse vídeo onde o Guilherme Rodz recriou a interface do Discord. Ficou muito massa mesmo:

Poste aí nos comentários o que achou desse post, conte sua ideia pra gente :)

Espero que tenha curtido! 💜

O aprendizado é contínuo e sempre haverá um próximo nível!

Marcadores

Thiago Marinho

Dev Apaixonado por Tecnologia & Educação! Evolua rápido como a tecnologia, aprendizado é contínuo e sempre haverá um próximo nível. Boost Yourself! 🚀