Liderança, ansiedade e agitação paralisantes

Liderança 2 de Nov de 2023

*Texto de Josi Assis
Head de Cultura da Rocketseat

Antes de começarmos a nossa conversa, uma informação relevante: o tema liderança precisa estar no seu radar pois ele define como você vai tratar sua carreira daqui pra frente.

O contexto para isso é que todos nós precisamos desenvolver skills de liderança para tomar decisões, definir cronograma de estudos, negociar prazos, escolher se vai participar de um processo seletivo ou não… E muitas outras decisões que desencadeiam resultados, quer você queira ou não. Então, a partir de agora você vai se portar como “líder de si mesmo”, ok?

A segunda coisa super importante que não te contaram: a ansiedade é vital e útil. Ela é uma “ferramenta” natural do corpo para te alertar que tem algum perigo, ameaça ou desafio chegando. "É o mecanismo milenar da luta e fuga visando sobrevivência”.  Ele te alerta para você tomar uma posição e manter-se “online no servidor do game”.

Então nosso papo aqui é muito mais sobre você acolher ela, entender de onde ela está vindo, e tomar decisões sobre ela.

Pergunte a si mesmo:

Como a sua própria ansiedade pode estar influenciando a dinâmica e a produtividade da sua carreira? Quais são os sinais que você identifica de que isso pode estar acontecendo?

Saber identificar quando esse mecanismo está impactando sua jornada e principalmente, e porquê ele está travando seu crescimento, vai te fazer uma pessoa muito mais aderente ao mercado (que exige protagonistas, líderes de si mesmo e pessoas com alta capacidade de lidar com problemas, mesmo os emocionais).

Feito o primeiro contexto, vamos recapitular a complexa jornada da liderança que é repleta de desafios, responsabilidades e pressões que, por vezes, desencadeiam sentimentos de ansiedade e inquietação (principalmente sobre o que fazer).

Essa ansiedade se manifesta como um véu que encobre a visão, tornando-a uma pessoa cautelosa, insegura e apreensiva em relação a decisões, ao desempenho de sua carreira e aos objetivos da organização.

O resultado é uma hesitação, uma agitação que pode te paralisar diante das decisões e uma evitação das responsabilidades que lhe são inerentes. Em outros termos, você se sabotou!

No mercado de tecnologia esse cenário tudo isso tende a se intensificar dado o momento extremamente aquecido e essa carreira tem  particularidades, responsabilidades e pressões únicas que, muitas vezes, resultam em sentimentos de ansiedade e inquietação.

Esta ansiedade pode surgir devido a preocupações com decisões de carreira, escolha de qual stack vai estudar, desempenho e progresso nos estudos e alcance de objetivos, por exemplo, mas ela também está diretamente associada ao seu score de autoconhecimento.

Quando não gerenciada, o estado ansioso pode levar a hesitação, indecisão e evitação de responsabilidades.

Identificando os gatilhos da ansiedade

Diversos são os fatores que potencializam a ansiedade na carreira em tecnologia:

  • Mudanças constantes: A tecnologia evolui a passos largos, exigindo dos profissionais uma atualização contínua.
  • Pressão por resultados: Em um mercado competitivo, a demanda por soluções inovadoras e eficazes é incessante.
  • Cultura de trabalho intensivo: Jornadas extensas e a busca por produtividade máxima podem sobrecarregar o profissional.
  • Complexidade técnica: A necessidade de dominar novas ferramentas e linguagens pode ser um fator de estresse.

Dicas para gerenciar a ansiedade e alcançar a alta performance

Autoconhecimento:

Dedique-se a entender suas emoções, identificando gatilhos e reconhecendo seus limites.Faça terapia, procure algum mentor mais sênior que você ou troque figurinhas sobre dificuldades de carreira com pessoas que estão vivendo um momento semelhante ao seu. Trocas sempre te oportunizam ver outros pontos de vista e expandem seu repertório.

Meditação e Mindfulness:

Práticas de atenção plena ajudam a reduzir os níveis de estresse e a manter o foco. Escolha momentos pontuais do seu dia e tire alguns minutos para prestar atenção na sua respiração, nos seus pensamentos. Respire fundo, foca no agora e entenda que o que quer que precise ser feito, é só no agora que você pode modificar.

Defina prioridades:

Saiba o que é essencial e o que pode esperar. Organize sua rotina e estabeleça metas claras. Caso você tenha dúvidas de como elencar essa lista, converse com pessoas do seu time, sua liderança ou com seu mentor.

Peça ajuda:

Seja através de terapia, coaching ou simplesmente conversando com colegas, compartilhar seus sentimentos e desafios pode ser libertador. Você não precisa resolver tudo sozinho e toda vez que você se permite ser ajudado, você cresce mais e mais na jornada do autoconhecimento.

Desenvolva antifragilidade:

A capacidade de abraçar o CAOS e crescer com ele, tornando-se melhor e aprendendo a cada dificuldade. Entenda que a vida é extremamente pedagógica, ou seja, sempre tem um “buffs” em forma de aprendizado.

Quase tudo precisa de uma “tempestade” para movimentar grandes mudanças. É muito semelhante na vida e na carreira. Acolha o mais rápido possível e desenvolva os aprendizados rapidamente, isso te tornará imparável. Pense: “o que esta situação está tentando me ensinar?”

No nosso atual cenário, fatores como mudanças rápidas, pressão por resultados imediatos, cultura de trabalho intensa e complexidade técnica exacerbam a ansiedade. Por isso, você precisa entender e enfrentar esses desafios para conquistar um ambiente saudável e produtivo.

O desenvolvimento de uma postura de enfrentamento, somados com o desenvolvimento de suas habilidades técnicas, são essenciais para um desenvolvimento de carreira bem-sucedida em tecnologia.

Compartilhe esse texto com seus colegas nas redes sociais e marque a gente! 💜

Marcadores