Networking: o que é e qual a importância para a sua carreira em programação

Carreira 3 de Ago de 2023

*Texto de Tuti Nicola
Copywriter na Rocketseat

Quando falamos em desenvolvimento profissional, construir relacionamentos profissionais é essencial, seja qual for a área de atuação. Mas se tratando de carreira em programação, o networking tem ainda mais peso, podendo até ser o fator decisivo para você conquistar uma vaga no mercado.

Uma pesquisa recente revelou que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.

E aqui na Rocketseat, acreditamos tanto que essa é uma ferramenta poderosa, que ela é um dos pilares da nossa metodologia.

Vamos entender mais sobre o que é o networking e como utilizar de forma eficiente?

O termo networking significa "criar rede de contatos" e seu objetivo é a colaboração recíproca entre profissionais, seja de informações ou experiências.

As vantagens são inúmeras, você pode, por exemplo, conhecer pessoas que te indiquem para projetos, freelancers e até mesmo vagas em empresas, pois muitas oportunidades não são anunciadas publicamente.

Você também pode obter ajuda e conselhos de profissionais mais experientes,

conhecer a visão de outras pessoas sobre determinado assunto, compartilhar problemas e soluções e ficar atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias.

E além disso, pode entrar em contato com pessoas que estão trabalhando em projetos inovadores e inspiradores, o que pode motivá-lo a buscar novos desafios e explorar novas abordagens para problemas que você enfrenta na sua rotina como dev.

Esses exemplos mostram que networking além de ser uma forma de expandir horizontes, pode ser também, em muitos casos, uma forma gratuita de aprendizado.

Mas de que forma é possível inserir a prática no dia a dia?

Aqui vão 7 dicas pra você começar hoje mesmo:

1- Participação em comunidades: até mesmo sem sair de casa você pode participar de comunidades, conhecer profissionais de níveis que trilharam carreiras em diversas áreas diferentes e já passaram por desafios como os seus.

2- Eventos presenciais, meetups, hackathons: os momentos de descontração como intervalos e happy hour são estratégicos para networking e nesses locais, as pessoas já estão mais abertas e dispostas pra isso. Além de que essa é a chance de você trocar a ideia cara a cara com aquele palestrante ou profissional que admira nos corredores do evento. Confira a lista dos próximos meetups gratuitos da Rocketseat, clicando aqui.

3- Eventos e cursos online: um grupo de profissionais reunidos com o mesmo propósito em comum é o local perfeito pra você conhecer novas pessoas e evoluir seu aprendizado com outras pessoas te impulsionando.

4- Benchmark: convidar um profissional que você admira para um bate-papo online pra entender como ele chegou ali, trocar ideias de carreira ou tirar dúvidas sobre questões técnicas pode ser uma ótima forma de você criar uma rede de relacionamento. Foque nas empresas que você admira e entre em contato com profissionais que trabalham nela.

5- Redes sociais: acompanhar o conteúdo de outros profissionais, se conectar com devs, empresas e profissionais no Twitter, Linkedin e até mesmo no Instagram é uma forma de se manter atualizado(a), engajar e ampliar a sua rede de contatos.

6- Produção de conteúdo: Compartilhar informações úteis, o que você está estudando, divulgar seus projetos, além de dar visibilidade para o seu trabalho pode ser uma ótima forma de abrir conversa com sua rede de contatos. Leia também (Como escrever textos melhores no LinkedIn)

7- Mentorias e suporte: ajudar outros devs em fóruns e comunidades é mais uma excelente forma de interagir, colaborar, conhecer novas pessoas e crescer profissionalmente.

Algumas dicas extras para um bom networking:

  • Escolha pessoas específicas para se conectar conforme seus objetivos profissionais e interesses em comum;
  • Não peça favores! Tenha paciência para transformar a conversa em uma oportunidade;
  • Tente não deixar seus contatos sem resposta por muito tempo;
  • Respeite o espaço e a disponibilidade dos outros, e não exagere nas solicitações.
  • Conheça as pessoas ou empresas com as quais deseja interagir pra ter conversas mais relevantes;

Networking é uma via de mão dupla, ao fazer conexões, esteja preparado para oferecer ajuda e apoio aos outros também.

Lembre-se também que essa é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo.

Aprenda com seus erros e experiências, e esteja aberto a conhecer novas pessoas e construir relacionamentos significativos ao longo do tempo.

Aproveite as dicas e bora colocar a mão na massa! 💜

Marcadores