Next Level Week: os caminhos que trilhamos até aqui

NLW 26 de Abr de 2022

Conheça um pouco mais de tudo que já foi feito na história de um dos maiores eventos online de programação do Brasil

Uma semana inteira de conteúdos práticos voltados para programação. O objetivo é específico e direto: treinar e capacitar profissionais que procuram incluir em seus portfólios o que há de mais novo e tendência no mercado de TI no Brasil e no mundo.

Oferta especial NLW | Rocketseat
Do zero ao avançado, tenha acesso imediato a todas as formações da Rocketseat em uma única plataforma para você aprender na prática as tecnologias mais demandadas do mercado.

Este artigo é um breve documento sobre tudo que já construímos até aqui e também um preparatório para aqueles que aguardam ansiosamente pela nova edição do evento, a NLW Return.

A NLW é um marco na construção da Rocketseat e de nossa comunidade. Ela retorna em sua oitava edição mais madura do que nunca, com uma base fortalecida pelo que há de melhor neste ecossistema. Uma semana de código que propõe dar aos participantes a oportunidade de desbloquear conquistas que, como o nome já indica, podem levá-los ao próximo nível.

Semana Omnistack

Ser dev fullstack garante muito mais que um status no LinkedIn ou nas redes sociais. Na verdade é uma definição que determina a sua experiência como dev, independente de ser júnior, pleno ou sênior. Ser fullstack é dominar todas as frentes da programação e ter bagagem de conhecimento suficiente para programar com mais autonomia e desempenho.

De uma forma mais ilustrada, ser fullstack é dominar tecnologias que são onipresentes no mercado, que fazem parte de um ecossistema cada vez mais robusto. É um diferencial para quem quer ocupar um espaço neste próximo nível.

Antes de evoluir para a Next Level Week, o nosso evento se chamava Omnistack e, apesar de propósitos semelhantes, a Semana Omnistack focava em um grupo seleto de tecnologias, vistas na época como onipresentes em dispositivos e no mercado.

A última edição do evento aconteceu há dois anos, em 2020. Depois dela, promovemos uma mudança de mindset e entrega que superou nossas expectativas na NLW. Passamos a olhar para todo o ecossistema, com a mesma intensidade e foco nos objetivos, com trilhas que incluem diversas outras tecnologias referentes.

Vale inclusive lembrar deste acontecimento, de quando o Diego Fernandes explicou, na Campus Party, a origem do nome e o que nos motivava naquela época. A gente procurava ensinar “produtividade e performance de forma enxuta” de forma gratuita. Isso permanece até hoje como filosofia guia em nossa comunidade.

O foco, como mostra a imagem a seguir, era voltado para três frentes de tecnologia: NodeJS, React Native e ReactJS.

Uma das atividades que levamos adiante, foi o exercício coletivo de programar uma aplicação com a comunidade, com o intuito de pôr em prática o que era ensinado durante os dias de evento. Na última edição da Omnistack, aprendemos a desenvolver um aplicativo chamado Be The Hero, uma plataforma para unir ONGs que necessitam de apoio financeiro com pessoas interessadas em apoiar as causas.

Dois anos atrás, Alexandre Severo fez um artigo em seu Medium particular explicando passo a passo do que aconteceu durante o evento. Valeuzão, Alexandre!

Next Level Week

A primeira edição do evento que é tão querido pela comunidade aconteceu em junho de 2020, cinco meses depois da última Omnistack.

Dessa vez trouxemos uma série de características renovadas para o evento, intensificamos o foco no código e amadurecemos a metodologia dos conteúdos, possibilitando abraçar mais conhecimento e aplicar em diversas tecnologias.

A seguir vamos ver os desafios que marcaram cada edição.

Na primeira edição, os devs tiveram que fazer o Ecoleta, um marketplace de coleta de resíduos. A proposta era muito semelhante ao Be The Hero, com o intuito de unir pessoas e pontos de coleta de forma eficiente e prática.

A segunda edição foi logo após a primeira, já em agosto do mesmo ano. Desta vez os devs tiveram como desafio programar uma plataforma de estudos online, criativamente nomeada de Proffy.

Em outubro de 2020, a NLW#3 já consolidava o nosso método e já se tornava uma referência para entusiastas em programação. Nesta edição desenvolvemos o Happy, uma plataforma que conecta usuários com os orfanatos mais próximos do usuário.

Na NLW#4 tivemos novas trilhas de desenvolvimento, com aplicações distintas mas igualmente funcionais para pôr em prática o código.

Na trilha ReactJS, desenvolvemos coletivamente o app move.it, uma aplicação que une a técnica de Pomodoro com a realização de exercícios físicos para quem passa muito tempo na frente do computador.

Na trilha de Elixir, desenvolvemos o Rocketpay, uma aplicação que simula uma API de pagamentos entre usuários, sendo possível realizar depósitos, saques e transferências. Já do lado do NodeJS, criamos o NPS-NLW, uma aplicação que consiste em calcular o NPS da empresa. Você pode conferir o repositório público destas aplicações nesta página do GitHub.

Na NLW#5, na trilha ReactJS focamos no desenvolvimento de uma solução para entusiastas em podcasts, o Podcastr, um app para reprodução de episódios em áudio do seu podcast favorito.

Nesta edição também tivemos a trilha Flutter, com o projeto DevQuiz; a trilha NodeJS, com o projeto Chatty; além do projeto Plant Manager para pais e mães de plantas, desenvolvido em React Native; e, por fim, na trilha Elixir, desenvolvemos o InMana, para controle de estoque.

Em seguida, em junho de 2021, completando o primeiro ano de NLW, chegamos na sexta edição do evento, chamada carinhosamente de Next Level Week Together. Uma semana mais robusta e herdeira dos conhecimentos que foram desenvolvidos nas edições anteriores. Além de diversos projetos desenvolvidos em trilhas de tecnologia distintas, uma das principais que fizemos foi o app GamePlay, criado para a trilha de React Native.

Oferta especial NLW | Rocketseat
Do zero ao avançado, tenha acesso imediato a todas as formações da Rocketseat em uma única plataforma para você aprender na prática as tecnologias mais demandadas do mercado.

Um aplicativo para lhe ajudar a conectar-se e organizar o momento de diversão, além de proporcionar momentos de jogatina com amigos.

Por fim, a última edição, intitulada de NLW Heat, aconteceu em outubro de 2021 e antecipou o nosso mega evento anual, DoWhile. Na edição heat, novamente, abraçamos uma série de trilhas distintas e cada uma com um projeto específico, focadas em ensinar as melhores práticas para determinadas tecnologias.

Nesta edição desenvolvemos um crachá social preparatório para o DoWhile 2021, evento que causou impacto no ecossistema tech, ao lado de diversas empresas de tecnologia, no final do ano passado.


Por que participar da NLW?

Participar da NLW é ter a oportunidade de conhecer na prática o que é mais útil e relevante no mercado de programação. É um evento voltado para a comunidade que busca ampliar o conhecimento e ter acesso a novas trilhas de aprendizado, desde uma nova vaga de emprego até ideias inovadoras que podem fazer a diferença para milhares de pessoas. A NLW é um evento de conteúdos gratuitos voltados para programação, tendo o código como matéria fundamental desde o primeiro dia.

Um evento de impacto que pode abrir portas para quem busca programar uma rota de sucesso em sua carreira em TI.

Cada evento que passa, conseguimos consolidar a nossa filosofia de gerar valor para aqueles que procuram destaque no mercado da programação.

Estamos, coletivamente, dando passos para um futuro tecnológico inclusivo e aberto para todos. Com a oitava edição, você vai ter a chance de, novamente, fazer parte disso tudo.

Marcadores

Felipe Buzzi

Content writer @ Rocketseat