3 passos para aprender React Native

React 7 de Mar de 2018

Se você já procurou por aí sobre como desenvolver apps móveis utilizando apenas Javascript provavelmente caiu no React Native como uma das soluções atuais mais comentadas. Antes de entendermos como iniciar no React Native, vou te resumir de forma curta do que essa ferramenta é capaz.

O React Native, ferramenta criada pelo Facebook, te permite criar aplicativos para dispositivos móveis com interface nativa (não híbridacomo no Ionic) utilizando apenas Javascript. Além disso, o código criado em JS não é convertido para linguagens nativas, como Java e Objective-C, e sim entendido pelo dispositivo móvel através de uma ponte criada pelo RN entre código nativo e Javascript.

Apesar de estar sendo muito comentado o React Native ainda é uma ferramenta nova e está hoje (no momento da escrita do Post) na sua versão 0.54, ou seja, não chegamos nem em uma versão 1.0 e já vemos Uber, Instagram, AirBnB, Facebook, Discord, entre outros, utilizando a biblioteca em produção.

Se todas essas empresas já utilizam o React Native, você provavelmente já deve saber onde isso vai chegar, ou onde já está chegando, provavelmente veremos cada vez mais oportunidades girando em torno de profissionais que conhecem essa ferramenta e por isso nesse post vou te apresentar 3 estratégias para estudar React Native que utilizei e que me encaminharam para hoje ministrar o Curso GoNative.

1. Comece com o básico

O que vejo muita gente fazendo quando começa a estudar o React Nativeou até outras ferramentas é querer avançar muito rápido, pensar em projetos gigantescos que provavelmente não serão possíveis de completar antes de meses de estudo, por isso, comece com o básico.

Você lembra quando criou seu primeiro Hello World com uma linguagem de programação? Não foi fantástico? Torne da sua jornada aprendendo React Native algo fantástico também dando pequenos passos que te mostram que você está avançando (baby steps).

Além disso, não tente entender conceitos complexos, esqueça nomes estranhos que você vê como Redux, Sagas, Thunk, Flux, Flow, etc, etc, etc… Você não precisa deles agora e se preocupar em sempre utilizar as melhores bibliotecas do ecossistema dessa ferramenta já no começo é inútil já que isso é impossível e seu projeto precisará ser refatorado da mesma forma em breve.

Primeiros passos

  • Procure aprender Javascript/ES6 antes de iniciar com o React Native, vai te dar muito conforto com os novos conceitos (vamos lançar um curso gratuito de Javascript e ES6, fica ligado na nossa comunidade);
  • Configure seu ambiente de desenvolvimento, Android no Windows/Linux e recomendo iOS para Mac OS. Fiz um PDF ensinando a instalar os emuladores e configurar, acesse aqui;
  • Consuma o minicurso de React Native da Rocketseat para entender os primeiros conceitos dessa biblioteca e construir seu primeiro projeto:

https://rocketseat.com.br/gostack-espera

2. Crie metas alcançaveis

Imagine se eu te falar que você precisa entregar um aplicativo para chat, quanto tempo você levaria? Difícil prever, certo? 1 semana, 2? Não sei. Agora se eu te pedir o seguinte:

  • Uma tela de login com e-mail/senha;
  • Uma tela de chat em grupo onde tem apenas um campo para digitar a mensagem e realizar seu envio onde todos recebem todas mensagens;

Fica mais fácil estipular um prazo, certo? Isso porque está mais visível pra você e alcancável cada etapa do desafio. Você precisa fazer isso com seus estudos. Definir pequenas etapas que você quer alcançar vai te ajudar a enxergar a luz no fim do túnel. Mas quais são essas etapas? Eu recomendo o seguinte:

3. Defina desafios pessoais

Se você ficar só na teoria provavelmente não vai chegar a lugar nenhum. Por mais que você leia todos livros, veja todos os vídeos, botar a mão no código é que vai fazer você ir para o próximo nível. Não se desespere ao encontrar problemas e erros no caminho, são eles que vão te mostrar que você está avançando.

Por isso, eu recomendo seriamente que você defina desafios pessoais ou até venda/crie projetos para conhecidos se comprometendo em ter que finalizá-los, isso vai levar você muito mais rápido para seu objetivo. Não tenha medo de se comprometer com aplicações menores no início, acredite em você e bora pro código!

Mesmo que você não consiga vender ou criar projetos para pessoas próximas você pode criar projetos pessoais. Copiar aplicativos é outra boa dica que dou, busque aplicações no seu celular que você goste e tente copiá-las, talvez não com todas funções mas mesmo assim você terá um objetivo.

Eu sou suspeito a dizer que a metodologia de desafios funciona muito bem já que no GoNative nós temos 7 aplicações de desafio durante toda jornada e é isso que está levando os alunos para um nível superior.

Conclusão

Comece com o Minicurso de React Native, configure seu ambiente de desenvolvimento, separe suas metas em pequenos passos para enxergar cada etapa, se desafie com projetos pessoais ou de conhecidos próximos.

Claro que tudo isso leva muito tempo, mas se você quiser realmente levar seus estudos de React Native a sério e dominar essa ferramenta em menos de 3 meses, recomendo muito você ficar de olho nas inscrições da próxima turma do Curso GoNative.

Marcadores

Diego Fernandes

Programador full-stack, apaixonado pelas melhores tecnologias de desenvolvimento back-end, front-end e mobile, é co-fundador e CTO na Rocketseat.