RadixUI

Componentes Acessíveis com Radix UI no React

React 16 de Fev de 2024

A acessibilidade na web é um aspecto crucial que garante a inclusão de todos os usuários, independentemente de suas habilidades físicas ou tecnológicas. Com o avanço das bibliotecas de interface de usuário (UI), como o React, os desenvolvedores têm mais ferramentas à disposição para criar aplicações ricas e interativas. No entanto, manter essas aplicações acessíveis pode ser um desafio. É aí que o Radix UI entra, oferecendo uma solução robusta para construir componentes de UI acessíveis e personalizáveis com React.

Para entender mais sobre os principais conceitos, diretrizes e benefícios da acessibilidades na Web recomendamos que você leia o seguinte artigo:

Acessibilidade Digital: Um Caminho Para Uma Web Universal
Acessibilidade é um termo que vai muito além do simples acesso a um website; é sobre garantir que todos, especialmente as pessoas com deficiência, possam usufruir plenamente da web.

O Que é Radix UI?

Radix UI é uma biblioteca de componentes para React que se concentra em lógica de interação, deixando a estilização completamente a cargo do desenvolvedor. Ao contrário de outras bibliotecas de componentes que vêm com estilos predefinidos, Radix UI fornece uma base sólida e acessível para a construção de componentes de UI, garantindo que os padrões de acessibilidade sejam atendidos sem sacrificar a flexibilidade de design.

Oferta especial NLW | Rocketseat
Do zero ao avançado, tenha acesso imediato a todas as formações da Rocketseat em uma única plataforma para você aprender na prática as tecnologias mais demandadas do mercado.

Criando um Componente React de Diálogo Acessível

Um dos componentes mais comuns e desafiadores em termos de acessibilidade é o Dialog (ou modal). Usando Radix UI, podemos construir um componente de diálogo que não só atende aos requisitos de acessibilidade mas também permite uma personalização completa. Vejamos como:

Instalação

Para começar, instale o Radix UI no seu projeto React:

npm install @radix-ui/react-dialog

Implementação

A implementação de um componente de diálogo acessível com Radix UI no React envolve o uso de Dialog.Root, Dialog.Trigger, Dialog.Overlay, Dialog.Content, Dialog.Title, Dialog.Description, e Dialog.Close. Esses componentes são projetados para serem usados juntos, formando um diálogo completamente funcional e acessível.

Tenha acesso ao código aqui.

Pontos Chave para Acessibilidade

Ao construir o diálogo, Radix UI cuida automaticamente de vários aspectos cruciais da acessibilidade:

Foco Automático e Travamento: Ao abrir, o diálogo automaticamente move o foco para o primeiro elemento interativo, mantendo o foco dentro do diálogo enquanto ele está ativo.

Suporte para Teclas:

Chave Descrição
Space Abre/fecha a caixa de diálogo.
Enter Abre/fecha a caixa de diálogo.
Tab Move o foco para o próximo elemento focável.
Shift + Tab Move o foco para o elemento focável anterior.
Esc Fecha a caixa de diálogo e move o foco para Dialog.Trigger.

Atributos ARIA: Radix UI configura corretamente os atributos ARIA, como aria-modal, aria-labelledby, e aria-describedby, melhorando a comunicação com tecnologias assistivas.

Animações e Transições: Embora Radix UI não adicione animações automaticamente, é crucial garantir que qualquer animação implementada não prejudique a experiência do usuário.

Radix UI representa uma poderosa ferramenta para desenvolvedores React que desejam construir aplicações acessíveis sem sacrificar a personalização. Ao focar na lógica de interação e deixar a estilização nas mãos do desenvolvedor, Radix UI permite a criação de componentes de UI que são tanto acessíveis quanto alinhados com o design único da aplicação. Seja você um desenvolvedor experiente ou novo no mundo do React, incorporar Radix UI em seu fluxo de trabalho pode elevar significativamente a qualidade e a acessibilidade de suas interfaces de usuário.

Marcadores