Comunidade: guia prático de como contribuir para o ecossistema de tecnologia

comunidade 19 de Mai de 2022

Fazer parte de comunidades techs é uma qualidade única para quem busca obter e compartilhar conhecimento

Existem alguns princípios da programação que historicamente afetam o desenvolvimento tecnológico de forma positiva. Uma atividade exemplar deste ecossistema é a contribuição comunitária, como já vimos ao falarmos sobre as raízes do open-source e do software livre, perspectivas diferentes com propósitos semelhantes.

Ao colocar os dois pés na programação, o primeiro sentimento é sentir-se acolhido(a) por uma comunidade universal de pessoas que trabalham com tecnologias diversas diariamente.

Não existe a mínima chance de você programar sozinho(a) isolado(a) do alto de uma montanha. Estar conectado(a) é um dos princípios fundamentais deste ecossistema.

Neste post vamos dar algumas dicas sobre como você pode encontrar a sua comunidade e como você pode utilizar estes meios para ampliar o seu conhecimento, desenvolver soluções práticas e ajudar pessoas que passam por problemas semelhantes.

Comunidades tech em perspectiva

De maneira geral, podemos definir uma comunidade como um grupo de pessoas unidas por vínculos em comum, de perspectivas semelhantes e engajadas em ações compartilhadas.

Trazendo isso para a realidade de quem programa, uma comunidade de pessoas programadoras é aquela definida por um coletivo de estudantes e profissionais experientes que compartilham informações e comunicam ideias, soluções e tecnologias de forma ilimitada, ou seja, que não dependem de uma única fonte de informação.

Dentro deste grande ecossistema — a comunidade como um todo — existem diversos nichos de pessoas especializadas em determinadas áreas.

Especialistas em desenvolvimento web, front-end e back-end, e assim por diante. Ainda dentro de cada especialização, cada tecnologia possui um nicho comunitário: a comunidade React e React Native, a comunidade Ruby, e uma infinidade de grupos inseridos dentro do ecossistema como um todo.

Parece confuso, mas a partir do momento em que você vai se especializando e definindo o seu interesse na carreira, o movimento de ser inserido em uma comunidade é natural e espontâneo.

Basta reconhecer que nenhuma destas redes são limitadas e fechadas, afinal, isto é o que tem de mais rico neste ecossistema formado por pessoas em escala global.

Stack Overflow

Quando falamos de comunidade universal de programação, o primeiro portal que reúne todo o ecossistema tech é o reconhecido Stack Overflow — uma referência obrigatória para quem está aprendendo e para quem já é experiente.

Criado em 2008 por Jeff Atwood e Joel Spolsky, o site funciona basicamente como uma rede de perguntas e respostas para entusiastas e profissionais da programação.

São bilhões de perguntas no banco de dados da rede, servindo como um suporte técnico para usuários do mundo inteiro. Segundo eles, são mais de 100 milhões de visitantes mensalmente, acumulando cerca de 45 bilhões de respostas desde a sua criação, em 2008.

De fato, uma comunidade universal, inclusive multilíngue com uma versão em português.

O StackOverflow é o maior repositório de perguntas e respostas da comunidade 

DEV Community - DEV.to

Uma comunidade que reúne cerca de 800 milhões de devs usuários com a proposta de ir além de uma série de perguntas e respostas. O DEV Community é uma rede feita para usuários compartilharem ideias, soluções e informações de ponta para quem gosta de leitura e se manter atualizado(a) nas discussões e tendências do mercado.

Lá você pode compartilhar longos textos, além de podcasts, vídeos e listas, favorecendo a troca e abrindo discussões que podem fazer diferença na bagagem de conhecimento de qualquer profissional, até mesmo para não-devs entusiastas por tecnologia.

É lá, inclusive, que conseguimos extrair importantes debates para a elaboração de nossos conteúdos.

O DEV Community é uma das principais redes de informações compartilhadas entre devs e entusiastas

GitHub

Além das funcionalidades open source e pelas inúmeras contribuições de livre acesso no GitHub, a plataforma também serve como um imenso repositório de ideias para devs em qualquer nível profissional.

Ter um perfil no GitHub e saber dominar as ferramentas da plataforma já é prática rotineira para quem está dando os primeiros passos no desenvolvimento web.

Na Rocketseat, educamos nossa comunidade para conseguirem extrair o que há de melhor do GitHub e saber usar o repositório como técnica fundamental no desenvolvimento de qualquer solução.

Além da troca e do compartilhamento, é lá onde você encontra documentado e registrado o esqueleto de muitas aplicações.

Saber ler e utilizar as documentações do GitHub, apesar de ser básico para muitos, pode servir como diferencial para qualquer dev em busca de uma vaga. Tanto é que documentação foi um desafio penoso para os participantes de nosso Reality, o Show Me The Code.

Essas três comunidades representam apenas uma camada de toda complexidade que é o ecossistema comunitário de programação. Dentro delas você terá acesso a uma infinidade de segmentações que fazem sentido para os seus interesses e, eventualmente, vão te levar para outras comunidades mais específicas e próximas de sua experiência.

GitHub é uma comunidade global para desenvolvedores de softwares, responsável em documentar a transformação possível pela tecnologia

Por fim, vale uma pequena sistematização de como pode ser benéfica a contribuição comunitária para a programação:

Primeiro encontro com o problema

  • Ao esbarrar com qualquer impedimento no desenvolvimento, é normal sentir uma agústia, até mesmo procrastinar soluções aparentemente simples;
  • Para identificar o problema, no entanto, exige conhecimento. Saber onde está o erro e para quem recorrer é fundamental para qualquer pessoa programadora que busca a resolução do problema. Comunidades existem pra isso;

Elaborar a pergunta, estudar o problema

  • Existe uma comunidade diversa e global, acessível e disposta em lhe ajudar. Compreender o problema te dá as ferramentas necessárias para comunicar a sua angústia.
  • Nesta etapa, é importante levar em consideração que 'a pedra no seu caminho' pode ser uma dificuldade compartilhada por milhares de pessoas
  • Saber utilizar as comunidades pode abrir fronteiras para conectar com pessoas experientes, além de acumular mais conhecimento ao ajudar outras pessoas, tornando o ecossitema melhor e dinâmico.
  • Reconheça que comunicação é uma habilidade relevante para quem programa.
  • Comunicar um problema gera um documento, um registro para futuras contribuições. Muita coisa acaba ficando eternizada na internet — por este motivo, também, é importante você ter atenção dobrada em como vai participar.
  • Leia e respeite os códigos de conduta!

Problema resolvido, agora é ajudar os outros

  • Ser ativo em uma comunidade, não significa necessariamente estar sempre criando conteúdo ou compartilhando dores individuais. Ser entusiasta em ajudar outros pode beneficiar todos que fazem parte do ecossistema;
  • Esteja sempre apto(a) para oferecer suporte para pessoas que passaram pela mesma jornada que você. Devs experientes e de referência no mercado nunca desenvolveram tecnologias de forma isolada;
  • Participe de discussões e experimente sair da zona de conforto em comunidades diferentes das quais você já esta habituado(a).

Já que falamos tanto de comunidade, não deixe de fazer parte da nossa e colocar este guia em prática. Como acessar o Discord da comunidade da Rocketseat?

Marcadores

Felipe Buzzi

Content writer @ Rocketseat