Logotipo npm em vermelho claro em fundo vermelho escuro

Além de ser um repositório online para a publicação de projetos open-source em Node.js, também é uma linha de comando (código) utilizada para criar interações entre repositórios

npm: pacotes, pacotes e pacotes

npm 18 de Mar de 2022

Repositório hospeda cerca de 1,3 milhão de pacotes, atingindo métricas de até 75 bilhões de downloads mensais

npm é uma sigla para Node Package Manager, cuja tradução direta é bem simples: Gerenciador de Pacotes Node.

Node.js na prática - Evento online | Rocketseat
Descubra como usar todo o potencial de Node.js criando um projeto incrível em uma aula 100% prática.

É um recurso incluído e recomendado para usuários de Node.js, framework de desenvolvimento back end em JavaScript.

O nome já é auto explicativo, no entanto, vamos destrinchar as peculiaridades da ferramenta um pouco além disso.

npm é duas coisas

Segundo a comunidade Node.js, npm é, em tese, duas coisas: um repositório online para a publicação de projetos open-source em Node.js e uma linha de comando (código) utilizada para criar interações entre repositórios, instalação de pacotes, gerenciamento de versões e dependências.

O seu repositório hospeda cerca de 1,3 milhão de pacotes, atingindo métricas de até 75 bilhões de downloads mensais. Este recurso pode ser explorado na página oficial da ferramenta e a instalação de qualquer pacote é expressa em uma única linha de comando.

Isaac Z. Schlueter

Criado e desenvolvido em 2010 pelo engenheiro Isaac Z. Schlueter, na época que o Node.js ainda era uma ferramenta emergente. Naquele momento, o cenário de programação back end em JavaScript estava começando a ser desenvolvido e aperfeiçoado pela comunidade.

Segundo Isaac, nesta discussão histórica, publicada em 2013 no GitHub, ele desenvolveu o npm porque:

"tinha visto o empacotamento de módulos ser feito de maneira terrível e brilhante, e queria ter certeza de que o Node não acabaria com algo como Pear."

Node.js na prática - Evento online | Rocketseat
Descubra como usar todo o potencial de Node.js criando um projeto incrível em uma aula 100% prática.

npm, Inc

Os números não deram trégua: o recurso foi uma ferramenta crucial para o ambiente JS durante os próximos anos. Com o sucesso do ecossistema back end JavaScript — liderado pela comunidade Node.js —, em 2014 Isaac criou a empresa npm, Inc para formalizar a gestão da ferramenta e sua expansão cada vez mais significativa.

Em 2020, o GitHub (já como subsidiária da Microsoft) comprou a npm, Inc com o objetivo de melhorar a infraestrutura do gerenciador de pacotes, além de agregar ainda mais para a experiência de desenvolvimento e da comunidade.

Parte crítica do mundo JavaScript

Nat Friedman, CEO do GitHub, ao anunciar a compra reconheceu que "npm é uma parte crítica do mundo JavaScript", justamente por sua participação referência durante estes 10 anos de maturidade e contribuição open source.

GitHub é uma subsidiária da Microsoft desde 2018, numa compra estimada no valor de US$ 7,5 bilhões.

Apesar de ser uma atitude recente da Microsoft, uma das leituras possíveis é que a gigante está investindo cada vez mais no ecossistema de código aberto JavaScript.

Saiba mais:

Para quem gostaria de ter uma introdução básica sobre o que é e como funciona o npm, recomendo esta leitura rápida, disponível no blog da Hostinger, escrita por Andrei Longen.

Este vídeo, em inglês, publicado pela freeCodeCamp.org também é uma boa referência inicial.

Marcadores

Felipe Buzzi

Content writer @ Rocketseat