Python: Entendendo if, elif e else

Python 26 de Mar de 2024

A capacidade de tomar decisões é fundamental não apenas para os seres humanos, mas também para os programas de computador. No Python, as estruturas condicionais if, elif e else permitem que os programas tomem decisões, executando diferentes blocos de código com base em determinadas condições. Este artigo explora o funcionamento e a aplicabilidade dessas estruturas condicionais, fornecendo exemplos práticos e um caso de uso para ilustrar sua importância no desenvolvimento de software.

Para prosseguir com a leitura do conteúdo é necessário o bom entendimento sobre saída de dados e tipos primitivos em Python. Caso ainda tenha dificuldade sugiro a leitura desse artigo:

Saída de Dados e Tipos Primitivos em Python de forma Prática
Python é uma das linguagens de programação mais populares e versáteis do mundo, utilizada em desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e muito mais. Um dos motivos para sua ampla adoção é a simplicidade e clareza de sua sintaxe, que permite aos desenvolvedores se concentrarem na…

Estruturas Condicionais Básicas em Python

A Instrução if

A instrução if é a mais básica das estruturas condicionais. Ela avalia uma condição e, se a condição for verdadeira (True), o bloco de código indentado abaixo dela é executado. Se a condição for falsa (False), o bloco de código é ignorado.

temperatura = 30
if temperatura > 25:
    print("Dia quente!")

No exemplo acima, se temperatura for maior que 25, a mensagem "Dia quente!" será impressa.

A Instrução elif

A instrução elif, uma abreviação de "else if", permite verificar múltiplas condições sequencialmente. Se a condição do if for falsa, o Python verifica a condição do elif subsequente, e assim por diante. Isso permite criar uma cadeia de verificações até que uma seja verdadeira ou todas sejam falsas.

temperatura = 20
if temperatura > 25:
    print("Dia quente!")
elif temperatura > 15:
    print("Dia agradável!")

Neste caso, se temperatura for maior que 25, será um "Dia quente!", mas se estiver entre 16 e 25, será considerado um "Dia agradável!".

A Instrução else

A instrução else captura todas as situações que não atendem às condições anteriores (if e elif). Ela não tem uma condição associada a ela; o bloco de código sob else é executado se todas as condições anteriores forem falsas.

temperatura = 10
if temperatura > 25:
    print("Dia quente!")
elif temperatura > 15:
    print("Dia agradável!")
else:
    print("Dia frio!")

Aqui, se a temperatura for 15 ou menos, o programa imprimirá "Dia frio!".

Exemplo Prático: Classificação de Usuários por Idade em Python

Vamos aplicar o conhecimento sobre estruturas condicionais para classificar usuários por faixa etária. Este exemplo demonstra como as condicionais podem ser usadas para direcionar o fluxo de um programa.

idade = int(input("Digite sua idade: "))

if idade < 13:
    categoria = "Criança"
elif idade < 18:
    categoria = "Adolescente"
elif idade < 60:
    categoria = "Adulto"
else:
    categoria = "Idoso"

print(f"Você é classificado como: {categoria}")

Neste script, o programa classifica o usuário como "Criança", "Adolescente", "Adulto", ou "Idoso", com base na idade inserida. Isso demonstra a utilidade das condicionais na tomada de decisões e na personalização da saída do programa de acordo com as entradas do usuário.

Caso de Uso: Sistema de Recomendação de Conteúdo

Imagine um sistema de recomendação de conteúdo para uma plataforma de streaming. As condicionais podem ser utilizadas para personalizar as recomendações com base nas preferências de idade do usuário. Por exemplo, um usuário jovem pode receber recomendações de filmes e séries animadas, enquanto um usuário adulto pode receber sugestões de dramas e documentários.

idade = int(input("Digite sua idade: "))
if idade < 13:
    print("Recomendamos desenhos animados e filmes educativos.")
elif idade < 18:
    print("Recomendamos séries adolescentes e filmes de aventura.")
elif idade < 60:
    print("Recomendamos dramas, documentários e thrillers.")
else:
    print("Recomendamos clássicos e filmes com temáticas históricas.")

Aqui conseguimos ter noção de como um conjunto de condicionais pode ser utilizado para adaptar a experiência do usuário, tornando-a mais relevante e pessoal. Ao ajustar as recomendações com base na idade do usuário, a plataforma pode aumentar a satisfação e o engajamento.

NLW unite | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

Considerações Adicionais

Aninhamento de Condicionais

É possível aninhar estruturas condicionais dentro de outras. Isso permite testar condições mais complexas e específicas. No entanto, o aninhamento excessivo pode tornar o código difícil de ler e manter. É recomendável usar o aninhamento com moderação e considerar o uso de funções para refatorar partes complexas do código.


idade = 25
genero_preferido = "ficção científica"

if idade > 18:
    if genero_preferido == "ficção científica":
        print("Recomendamos os últimos lançamentos de ficção científica para adultos.")
    else:
        print("Confira nossas últimas recomendações para adultos.")
else:
    if genero_preferido == "ficção científica":
        print("Confira os melhores filmes de ficção científica para jovens.")
    else:
        print("Confira nossas últimas recomendações para jovens.")

Operadores Lógicos

Os operadores lógicos and, or e not podem ser usados para combinar condições, proporcionando maior flexibilidade no controle do fluxo do programa.


idade = 20
tem_assinatura_premium = True

if idade > 18 and tem_assinatura_premium:
    print("Acesso ilimitado a todo o conteúdo premium.")
elif idade > 18:
    print("Acesso limitado. Considere assinar o plano premium para mais benefícios.")
else:
    print("Acesso restrito a conteúdo adequado para menores de 18 anos.")

Este código demonstra como combinar condições para fornecer acesso diferenciado com base na idade do usuário e na posse de uma assinatura premium.

NLW unite | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

As estruturas condicionais if, elif, e else são ferramentas poderosas na programação Python, permitindo que os desenvolvedores controlem o fluxo de seus programas com base em condições específicas. Por meio de exemplos práticos e casos de uso, este artigo destacou a importância dessas estruturas na criação de programas flexíveis e responsivos às entradas do usuário. Seja em um simples script ou em sistemas complexos, o uso eficaz das condicionais é essencial para o desenvolvimento de software eficiente e personalizado.

Marcadores