Como transformar de SVGs em componentes React ?

React 16 de Fev de 2024

No desenvolvimento de aplicações modernas com React, a integração de elementos visuais como ícones, ilustrações e outros gráficos vetoriais é uma prática comum. Os arquivos SVG (Scalable Vector Graphics) são particularmente populares devido à sua escalabilidade e eficiência em termos de desempenho. Neste contexto, a componentização de SVGs representa uma abordagem poderosa, transformando-os em componentes React reutilizáveis e dinâmicos. Vamos explorar como realizar essa transformação manualmente e também utilizando ferramentas automáticas como o Transform.tools.

HTML e CSS na prática - Evento online | Rocketseat
Domine os fundamentos básicos de programação para iniciar sua carreira em desenvolvimento web.

Preparação e Componentização Manual

1. Otimização do SVG

Antes de converter um SVG em componente React, é recomendável otimizá-lo para remover atributos desnecessários e minimizar o tamanho do arquivo, utilizando ferramentas como SVGO.

NLW unite | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

2. Criando um Componente React

O processo começa com a criação de um componente React, que pode ser um componente funcional ou de classe. A tendência atual favorece o uso de componentes funcionais devido à sua simplicidade e concisão.

Exemplo de Componente Funcional

const MeuIconeSVG = ({ width, height, color }) => (
  <svg width={width} height={height} viewBox="0 0 24 24" fill={color} xmlns="<http://www.w3.org/2000/svg>">
    {/* Conteúdo SVG */}
  </svg>
);

3. Customização com Props

A flexibilidade dos componentes React permite a customização dos SVGs através de props, facilitando a alteração de atributos como cor, tamanho e outros em tempo de execução.

NLW unite | Evento gratuito de programação na prática | Rocketseat
Desafie-se em uma nova tecnologia criando um projeto completo em 3 aulas no maior evento online e gratuito de programação na prática para todos os níveis da Rocketseat.

Uso de Ferramentas Automáticas ou Mágicas?

Para aqueles que procuram uma abordagem mais rápida e sem a necessidade de manipulação direta do código, a ferramenta online Transform.tools surge como uma solução prática. Ela permite a conversão automática de arquivos SVG em componentes React, otimizando o fluxo de trabalho de desenvolvedores e designers.

Como Funciona

  1. Acesso e Seleção: Acesse o site e selecione a conversão de SVG para componente React.
  2. Carregamento e Conversão: Carregue seu SVG e obtenha imediatamente um componente React otimizado.
  3. Personalização e Download: Ajuste o componente conforme necessário e copie o código ou baixe o arquivo diretamente.

O Diego Fernandes fez a conversão de um SVG e implementou o Componente no código em um dos projetos internos da Rocketseat, vem conferir:

Vantagens e Limitações

A componentização de SVGs em React não apenas promove a reutilização de código e a eficiência no desenvolvimento, mas também facilita a manutenção dos gráficos vetoriais. Ferramentas automáticas como Transform.tools oferecem uma maneira conveniente de acelerar esse processo, embora possa ser necessário ajustes manuais para casos mais complexos.

A transformação de SVGs em componentes React é uma prática valiosa no desenvolvimento de aplicações web modernas, permitindo uma integração eficaz e dinâmica de gráficos vetoriais. Seja através da componentização manual para controle total ou utilizando ferramentas automáticas para eficiência, essa abordagem enriquece a experiência do usuário e aprimora a qualidade visual das aplicações React.

Marcadores